terça-feira, 21 de agosto de 2007

Toquinha da Grila

A Toquinha da Grila, é propriedade do Sr. Andrade e da esposa, cuja alcunha é "A Grila".

Apelidaram de toquinha a cave da sua casa em S. Martinho do Campo, no concelho de Santo Tirso, e daí nasceu o curioso nome desta "adega regional".

O espaço é muito simples. Mesas e bancos de madeira corridos, decorados com as t-shirts dos clubes de futebol locais, à mistura com as dos "3 grandes", porque o Sr. Andrade não é fanático pelo seu Sporting.
À entrada, pode observar-se uma foto dos proprietários com um dos visitantes famosos da casa, o Quim Barreiros, tirada há cerca de 3 anos por altura das festas da localidade, em Novembro.

Detentora do título do "melhor capão", a Toquinha da Grila é também conhecida pela "Posta à Mirandesa" - posta de carne de novilho confeccionada à moda de Miranda do Douro, terra natal da Sra. Andrade - , pelo Bacalhau assado na brasa com batata a murro e pelas fantásticas entradas, das quais costumam constar a chouriça e a costelinha cozida, as "moelas de coelho", ou as pataniscas de bacalhau acabadas de fritar.

À sobremesa, convém começar pela famosa "sopa de nabos fria" e deixar-se guiar pelas sugestões do proprietário, um excelente anfitrião, sempre com uma graçola na algibeira para provocar os convidados. A Tarte de S. Bento, o Pão-de-ló húmido, o pudim francês ou as natas, confeccionadas pela cozinheira, serão sempre uma óptima opção.

Para quem precisar, o Sr. Andrade, tem sempre um "Xarope para a tosse" que é receita infalível.


Como lá chegar: na A3, saindo em Santo Tirso, siga pela estrada nacional em direcção a Guimarães. Antes de chegar a Vila das Aves, virar à direita no entroncamento do "Autoni" e depois é sempre em frente até à rotunda, em S. Martinho do Campo, que permite continuar para Vizela. Na rotunda, dizia, virar à direita em direcção à igreja e seguir em frente pela avenida central. Ao cimo, depois da farmácia, virar na segunda transversal, à esquerda. Estacione e procure a cave mais agitada das casas das redondezas.

E bom apetite!

Sem comentários: